quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Natal estelar: Como nascem as estrelas?

      A todo o tempo, estrelas nascem, envelhecem e morrem, assim como nós, seres vivos. Só que no caso das estrelas, o  tempo de vida é medido em até bilhões de anos. Entrando no clima de Natal, veremos agora como ocorrem estes nascimentos. Graças ao nascimento do nosso Sol, a vida na Terra é possível, e o mesmo deve ocorrer em outros mundos, então, vamos juntos conhecer e celebrar a vida?  


Aglomerado de estrelas novas.
                                        


    Tudo começa nas nebulosas, nuvens de gás e poeira que estão presentes nas galáxias. Elas são matéria resultante da formação do universo e das galáxias. São constituídas principalmente de hidrogênio, o elemento mais abundante no Universo. Grande parte delas é vista como uma mancha escura de poeira no espaço, mas algumas são iluminadas pelas estrelas recém formadas, gerando o espetáculo visual que são as nebulosas como a de Órion. 


Nebulosa de NGC 1333, um "berçário" de estrelas novas. :)

Dentro dessas nuvens de gás, as variações de densidade tendem a criar aglomerações de matéria em certos pontos, que atraem por meio da gravidade a matéria à sua volta e vão se tornando cada vez menos rarefeitas, mais densas, e mais quentes. O efeito da gravidade só aumenta á medida que esses "glóbulos" de gás vão se compactando, formando um núcleo cada vez mais quente e denso, devido à pressão exercida pela gravidade.  A energia gerada pela "queda livre" dos átomos sobre o centro do glóbulo é dissipada, aumentando a energia cinética média do gás. A pressão térmica resultante dessa energia expansiva liberada, atua no sentido de impedir que o colapso do núcleo continue. Por outro lado, metade da energia térmica é emitida na forma de ondas eletromagnéticas (principalmente as do tipo infravermelho). Essa perda de energia provoca, portanto, a queda da pressão e facilita o trabalho da gravidade de contrair o glóbulo e aumentar ainda mais a temperatura central. Durante o processo, a gravidade faz com que o glóbulo gire ao redor do seu próprio eixo, um fenômeno natural e essencial para a estabilidade da nova estrela.


Nascimento de estrelas na Nebulosa de Órion, durante o seu nascimento, a estrela vai lançando um "jato" de hidrogênio pelo espaço ao seu redor.

      Quando a temperatura do núcleo atinge 10 milhões de graus ou mais, uma mudança repentina acontece: os átomos de hidrogênio no núcleo da estrela começam a se unir, liberando uma quantidade colossal de energia e formando átomos de Hélio. Esse processo chamasse fusão nuclear, a gigantesca energia resultante deste processo é lançada no espaço em forma de luz e calor. Nasce uma nova estrela. Após formada, ele precisa atingir sua maturidade; Isso ocorre quando a força de colapso gravitacional se equilibra com a pressão da radiação que a estrela emite, e nesse momento a estrela adquire um tamanho constante e passa a brilhar regularmente. Uma estrela como o Sol, leva cerca de 50 milhões de anos para chegar nesse estágio, então permanece com poucos mudanças por bilhões de anos, até que se inicie o seu colapso. Mas este, é um assunto para a próxima reportagem, só vou adiantar-lhes que é justamente esse colapso que gera os demais elementos que conhecemos, e que formam os planetas por exemplo, e até nós mesmos. Sendo assim podemos até dizer que  somos feito da matéria prima criada pelas estrelas.  Sim, o homem veio das estrelas. :D

                                                   Concepção artística do nascimento de uma estrela. ;)

Fonte de imagens e pesquisa:
Livro "Fique por dentro da Astronomia", editora Cosac & Naifi.
http://www.cdcc.usp.br/cda/aprendendo-superior/evolucao-estelar/index.html
http://www.guia.heu.nom.br/nascimento_de_estrelas.htm
http://universo12b.blogspot.com/2009/03/nascimento-das-estrelas.html
http://eternosaprendizes.com/2010/07/15/

Nenhum comentário:

Postar um comentário