quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Maresia: desvendando a vilã

   Quando vamos à praia no veraneio, nos deparamos com  a corrosão acelerada chamada maresia, afetando os metais de toda a casa, e até os carros. Portões e eletrodomésticos, por serem constituídos totalmente ou na maior parte em metal, são os mais atingidos.




    Essa corrosão acelerada acontece porque, no ar do litoral, estão presentes minúsculas gotículas de água do mar (o que ajuda a aumentar a umidade) contendo os sais presentes nele. Essas gotículas se unem ao ar principalmente devido ao movimento das ondas, e do forte vento. Quando atingem os metais, essas gotículas possibilitam o processo em que os  átomos de ferro, através da água, se unem com os de oxigênio  da superfície (ligação química), gerando  assim a oxidação (ferrugem). Os sais dissolvidos nas gotículas de água,  aceleram ainda mais esse processo, pois eles facilitam o transporte dos elétrons nas ligações químicas.


Esse é o momento! A água vai pro ar, levando os sais e seu poder destrutivo :O .




   O processo afeta também automóveis, e a dica, é nunca deixar as partes afetadas da lataria sem pintura, e lavar o carro regularmente pra não acumular muito sal. Os imóveis em si também podem ser afetados, já que essa gotículas no ar favorecem o surgimento de mofo, e nesse caso você pode se defender usando tintas especiais com fungicida. Para proteger grades e portões, você pode utilizar tintas e revestimentos antioxidantes, ou melhor: comprar esses itens em outro material, que não seja metal.  ;)



Exemplo do que a maresia pode fazer com seu carro. :P


Fonte de pesquisa e imagens:
http://noticias.terra.com.br/educacao/vocesabia/interna/0,,OI3467972-EI8406,00.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Humidade
http://pt.wikipedia.org/wiki/Maresia
http://goodyear.jalopnik.com.br/conteudo
http://www.motorclube.com.br/materias/maresia-voce-sabe-proteger-seu-carro-contra-ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário