quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Gordura sob controle? Descoberta proteína que regula a criação de células de gordura

    Um novo estudo pode ter revelado o que faz uma célula tronco se transformar em uma de gordura: uma proteína, a endoglina, que regula o tipo de célula que uma tronco vai virar.




    A pesquisa é liderada Adam Reese e Anja Nohe, da Universidade de Delaware, EUA, e revelou também que a quantidade de endoglina na superfície celular indica se a célula será de gordura ou de osso. Isso significa que ela poderá ser usada tanto no tratamento da obesidade quanto da osteoporose e outras deficiências nos ossos.

     Se for confirmada a hipótese da proteína ser a chave para esse processo, então no futuro poderemos controlar a quantidade dessa proteína nas células tronco, impedindo  a formação de células gordurosas, ou aumentar o surgimento de células ósseas. Cerca de um quinto do esqueleto de um adulto é renovado todos os anos, mas com a idade  começa a acontecer a redução da formação óssea.  Controlando essa proteína poderemos reduzir de forma mais eficiente, ou até reverter esse desgaste dos ossos.


A imagem acima mostra células tronco. O vermelho indica gotículas lipídicas, que são características das células de gordura. (Crédito: Universidade de Delaware)

Fontes:
Hype Science
Portal da Educação Física
Science Daily

Nenhum comentário:

Postar um comentário