terça-feira, 18 de setembro de 2012

Hipertricose: a Síndrome do Lobisomem


    O tema de hoje é uma doença genética rara e incurável, que faz que cresçam grandes quantidades de pelos no corpo de uma pessoa, principalmente no rosto. Essa doença, que dá ao portador uma aparência exótica, é conhecida como Hipertricose, Síndrome do Lobisomem, ou Síndrome de Ambras.

   Existem hoje, segundo a revista Aventuras na História, 100 casos documentados da doença. Os pelos geralmente aparecem em todo o corpo, mas também ocorre Hipertricose localizada. Geralmente os pelos aparecem de duas formas: Com pelos finos e de diversas cores, ou com pelos mais grossos e de uma cor só. A hipertricose passa para os descendentes do portador na maioria das vezes.

Supatra Sasuphan

    Como já citei acima, a hipertricose não tem cura definitiva,  mas pode ser amenizada através de técnicas de remoção de pelos, como tratamentos à laser, cera ou químicos, que podem fazer com que os pelos desaparecem por um bom tempo. Tratamento agressivos porém, podem ter efeitos colaterais bem chatos, como cicatrizes, dermatite, ou hipersensibilidade.
  
    Um dos casos mais antigos que se tem notícia da doença é o de Petrus Gonzales, que nasceu com hipertricose congênita (de nascença) em 1537, e foi adotado pelo rei Henri II. Ele casou-se e teve 4 filhos e 3 filhas, quase todos peludos como ele.

                                            
                                                                Petrus Gonzales

   A menina da foto se chama Supatra Sasuphan e tem 11 anos. Ela entrou pro Guiness o Livro dos Recordes como a menina mais peluda do mundo. Supatra já tentou depilação à laser, mas os pelos não demoraram muito à voltar, o caso dela é bem sério. Outro caso  famoso é dos irmãos mexicanos Larry e Danny Ramos Gomez, que se tornaram artistas de circo, acrobatas e mágicos, além de serem atração por sua aparência exótica.   Ambos casaram-se e tiveram filhos.



           Irmãos Danny e Larry Gomez
                                                






Hype Science
Guia do Estudante Abril
Blogadão
Blog MaisPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário