sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

A Lua está se afastando da Terra!

    A LUA ESTÁ SE AFASTANDO DA TERRA. Isso mesmo! Numa velocidade de 3,8 cm por ano e isso acontece porque ao realizar o movimento orbital ao redor da Terra, ela acaba absorvendo um pouco da energia de rotação da Terra através da interação gravitacional da lua com nossos os oceanos. Com o movimento de rotação sendo desacelerado, os dias na Terra em aumentam 0,002 segundos por século.



   
    Esse afastamento deve se estabilizar quando a Lua estiver a 560 mil quilômetros da Terra (atualmente a distância média é de 384.405 km). Isso deve ocorrer daqui a cerca de 4,6 bilhões de anos ( em contrapartida,. Nesses dias a Lua já terá freado a rotação da Terra a ponto de o dia durar 1.152 horas, e como vocês devem imaginar, isso vai tornar a vida aqui impossível, será o inferno já que a rotação mais lenta irá gerar um super aquecimento no lado que estiver voltado pro sol, e resfriamento no outro, o clima sofreria alterações gigantescas.     

   Ao mesmo tempo, nesses dias o sol estará em atividade muito mais intensa, estando significativamente mais quente, o que impossibilitaria a existência de vida  na Terra como a conhecemos hoje. Num ambiente hostil como esse talvez apenas algumas bactérias e vírus, e alguns vermes super resistentes conseguiriam viver. Mas não se preocupem quanto a isso, até lá nós arrumaremos uma nova Terra ;).

   Enfim amigos, parece que a lua é muito mais pra nós do que um simples enfeite no céu, que encanta os corações apaixonados... :P

Nenhum comentário:

Postar um comentário