terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Quer morar em Marte? Agora você pode!

   Você tem vontade de ir pra bem longe, se mandar pra outro mundo? Então o projeto da fundação Mars One pode ser sua chance: essa  organização está procurando candidatos para iniciar uma colônia em Marte. Os critérios de seleção são relativamente básicos, praticamente qualquer um que seja maior de idade pode se inscrever no processo.  A ideia é do engenheiro neerlandês Bas Lansdorp. Você tem a chance de fazer parte de maior aventura da história da humanidade!




   No site da organização, eles explicam que o candidato precisa " ter um profundo senso de propósito, disposição para construir e manter relacionamentos saudáveis, capacidade de autorreflexão e habilidade de confiar nos outros. Eles devem ser resilientes, adaptáveis, curiosos, criativos e ter um raciocínio rápido”.

Big Brother Marte:


   A Mars One está nessa fase do projeto procurando também patrocinadores. A idéia é transformar a aventura em um reality show globa (ainda no processo seletivo, na Terra), o que atrairia patrocinadores que faria sua propaganda no programa. Enquanto isso, a humanidade terá uma contribuição inestimável com o trabalho, e estudos que os selecionados farão em Marte.


Como será a vida lá?

   A Mars One garante que haverá espaço e conforto para trabalhar e morar.  Os métodos ainda não existentes para tornar a  missão possível  estão sendo desenvolvidos por empresas especializadas. O transporte será feito pela empresa Space X, do cofundador do Paypal, que desenvolve foguetes e módulos espaciais desde 2002 e trabalha em parceria com a NASA.
   
   Os exploradores utilizarão roupas com capacidade para os proteger das condições extremas de Marte, como o frio e a radiação. As habitações em Marte terão um espaço de cerca de 50 metros quadrados por pessoa (um espaço semelhante ao de um apartamento comum). Dentro dos assentamentos há uma parte inflável que conterá quartos, sala de estar e uma unidade de produção de plantas, para consumo alimentício, inclusive raízes e grãos (como batata, arroz e feijão).
   
   A eletricidade será gerada através de painéis solares e a água será captada por um extrator que aquecerá o solo de marte e evapora cristais de gelo que resfriam novamente na temperatura ambiente transformando-se em água líquida. Haverá também reutilização da água, quando necessário, passando por tratamento. o oxigênio será extraído a partir da água captada também. Rovers (veículos semelhantes ao Curiosity) auxiliarão na montagem dos módulos em Marte e no trabalho dos exploradores.

    Os selecionados passarão por pelo menos oito anos de treinamento antes da viagem, que incluirão missões simuladas, testes em ambientes com movimentação restrita e aulas de eletrônica, conserto de equipamentos e primeiros-socorros. A primeira equipe de astronautas irá a Marte em 2022 e as seguintes e cada 2 anos. Em 2016, a organização começará a enviar equipamentos para o Planeta Vermelho, como sondas e abrigos que serão montados assim que os colonizadores chegarem.

    As inscrições para se candidatar a missão começará no primeiro semestre deste ano, e, a princípio a viagem será só de ida. Por isso, a preocupação com o psicológico dos exploradores é rigorosa.  E você, encararia essa?

Assista o vídeo da missão:




Para saber mais:
Mars One
Hype Science
Wikipedia

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Ai meu deus como eh bom ser ''marciano''

    ResponderExcluir
  4. Nois eh Marciano vida loka, nois sai dos alojamentos sem traje espacial e faz um churrasco na temperatura de 2 grau, sem oxigênio pra respirar e com os ventos solar pra nos matah. yeah mano.

    kkkk

    ResponderExcluir