sexta-feira, 14 de setembro de 2012

5 coisas incríveis que você não sabia sobre o planeta Terra

  A nossa morada cósmica é realmente fascinante, principalmente pelo fato de podermos viver nela. Por isso eu reuni aqui dados e aspectos muito interessantes sobre o nosso mundo que provavelmente você não sabia.    Divirta-se!






 1- A Terra se move em velocidades altíssimas:


    Todos nós conhecemos o movimento de translação e rotação da Terra. Mas você já parou para pensar a que velocidade esses movimentos acontecem? A rotação por exemplo: A Terra gira em torno de seu próprio eixo a uma velocidade que na linha do Equador é de 1.674 km/h! Bem mais rápido que aviões comerciais!
   A velocidade de translação é ainda muito maior: a Terra viaja ao redor do Sol a 108 mil km/h, percorrendo 930 milhões de quilômetros ao redor dele para completar uma volta, levando para isso 365 dias e 6 horas, o nosso "ano".
   A Terra viaja ainda junto com o Sol pelo braço da Via-Láctea à 76 mil km/h, em direção à constelação de Hércules.






2- O Campo Magnético Terrestre garante nossa vida na Terra

    O campo magnético da Terra, que é formado pelo movimento uniforme dos elétrons dos átomos de ferro no núcleo terrestre, atua como um escudo contra os ventos solares, e barra ou desvia parte dessa radiação eletromagnética. Se não tivéssemos um campo magnético, a Terra seria bombardeada constantemente pelos ventos solares, e tal exposição a essa radiação, tornaria a vida na Terra no mínimo muito difícil. Haveriam extinções em massa.
  




3- Qual é o "peso" da Terra?

    É possível descobrir a massa dos corpos celestes a partir da força gravitacional que eles possuem. A partir daí cientistas calcularam a massa da Terra: 5,97 sextilhões de toneladas. Ou seja: 5.972.200.000.000.000.000.000 t






4- Quais são as temperaturas mais altas e a mais baixas já registradas na Terra?

   A Terra também é um planeta de extremos: a temperatura mais baixa já registrada aqui foi -89,2ºC na Estação Votok, uma estação de pesquisa fundada pelos russos que fica no coração da Antártida, a no mínimo1.260 km continente à dentro (distância da costa mais próxima). Lá no verão até faz um "calorzinho" de cerca de -30ºC.
   Já a temperatura mais alta registrada na Terra foi de 70ºC, no deserto de Lut, no Irã. O registro foi feito por um satélite da NASA, em 2005. Temperaturas em torno dos 50ºC são comuns por lá durante o dia.




5- Um portal se abre conectando a Terra ao Sol todos os dias.
   
    Isso mesmo que você leu: UM PORTAL. O que acontece é que, o campo magnético da Terra (magnetosfera) e o campo magnético do Sol (heliosfera) estão em constante pressão um contra o outro no lado diurno da Terra. A cada oito minutos aproximadamente, eles se fundem por um breve período de tempo, formando um portal, um túnel,  com a largura da Terra e com comprimento estimado de até 4 vezes o tamanho da Terra, e através desse portal as partículas de alta energia, como os ventos solares fluem livremente, chegando à superfície da Terra. O nome desse fenômeno é FTE (Flux Transfer Event), que significa Evento de Transferência de Fluxo, e tem sido estudado pela Agência Espacial Européia e pela NASA nos últimos anos.



Fontes:
Blog da Scientific American Brasil
Blog Apollo 11
Hype Science
Wikipedia
Terra




Um comentário:

  1. Informo que viagens a dimensões distantes nunca poderão ser feitas com equipamentos e nem seria possível transportar vossas massas biológicas... a força mais poderosa e rápida do Universo é o pensamento racional, independente da espécie e do planeta de origem. Logo, digo-vos... somente vosso pensamento (memória) poderá ser deslocado no espaço e no tempo, como vós já fazeis com vossas lembranças e sonhos... exemplo, ao se recordar de um lugar onde já esteve, teoricamente vós conseguis 'viajar' no espaço/tempo. Lembrem-se: e menor distância entre dois pontos é ZERO, agora, desenvolvam suas fórmulas e equações baseadas neste princípio.

    ResponderExcluir