sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Ouça o som das estrelas!

    Ondas sonoras não se propagam no espaço. Mas outros tipos de ondas eletromagnéticas sim, e essas emitidas por estrelas nós podemos ouvir com ajuda de equipamentos. lol 

    Tudo graças a uma recente área da astronomia e seus métodos : a Sismologia Estelar. 



   

   Se trata de estudar a estrutura interna das estrelas através de seus espectros de frequências eletromagnéticas geradas pela energia térmica das estrelas, que se converte em pulsações. Através de radiotelescópios e outros equipamentos como o telescópio espacial Corot, que é atualmente a principal ferramenta da sismologia estelar.



   Uma vez captadas essas emissões eletromagnéticas pulsantes, elas são convertidas para um formato de áudio, e podem ser ouvidas pelos pesquisadores (assim como fazem os aparelhos de som, que captam as ndas de rádio e as convertem em ondas sonoras), revelando muitas informações sobre o que acontece dentro dessas estrelas. 
   
    Os sons de algumas estrelas nos dão a sensação de estarmos no espaço mesmo, como em estrelas parecidas com o Sol. Já o som das estrelas pulsares, parece às vezes o tocar de um tambor em pulsares com rotações mais lentas,ou um grupo de percussionistas enlouquecidos em pulsares de rotação mais rápida, como a de Vela. Ouça você mesmo o som das estrelas!


Sons de estrelas captados pelo Telescópio Espacial Kepler, clique no link da NASA:
 http://bit.ly/nyOgTr


Sons de diversas Estrelas: (no início, vá aumentando o volume até ouvir):




Pulsar de Vela:





    Pulsar B0329:


Fontes:
NASA
BBC Brasil
Wikipedia
Blog Apollo 11
You Tube


6 comentários:

  1. Até as Estrelas Louvam a Deus ! Deus é perfeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. claro que louvam a Deus ,afinal, ele criou elas . A prova é que varios milagres acontecem coo a criação do universo

      Excluir
  2. Sim, até as estrelas louvam a Deus.

    ResponderExcluir
  3. sim Deus criou tudo e assinou sua criaçao ate no nosso DNA ja foi encontrado um codigo que traduzido eh o nome de Deus

    ResponderExcluir