quarta-feira, 2 de maio de 2012

Computador Made in Grécia Antiga: O primeiro computador da História

   Hoje em dia vivemos em uma sociedade movida pelos computadores. O mundo inteiro está conectado através dessas máquinas que  atualmente possuem tantas tarefas, que é até difícil definir qual é a sua finalidade. Mas afinal, como, porque e quando o homem criou o primeiro computador? Como era esta máquina pioneira?
    Em 1901, arqueólogos gregos mergulhadores, encontraram restos de um mecanismo submerso a 43 metros de profundidade na costa da ilha grega de Anticítera (Antikythera). O mecanismo, datado de 87 a.C., foi encontrado junto com uma série de outros objetos e estava muito corroído e incrustado. O objeto a princípio não despertou muito a atenção dos arqueólogos, mal sabiam eles do que se tratava aquela descoberta... Era o PRIMEIRO COMPUTADOR MECÂNICO DO MUNDO (pelo menos nunca encontramos outro mais antigo).
   


Como era o computador de Anticítera / Fragmento maior do computador encontrado.

   Esta máquina programada para fazer cálculos é datada de 87 a.C.. Dotado de várias engrenagens, e encaixes que se moviam através de manivelas, a aparato passou décadas sem ser compreendido, apenas se especulava qual a sua finalidade.
    Em 1971, o físico Derek J. de Sola Price confirmou sua tese de que o mecanismo era capaz de realizar cálculos astronômicos complexos. Mas foi somente em 2006 que o mecanismo teve algumas de suas funções melhor compreendidas, através dos trabalhos de Tony Freeth e sua equipe, do Projeto de Pesquisa do Mecanismo de Anticítera (Reino Unido). Eles descobriram que o mecanismo podia prever o acontecimento de eclipses lunares e solares com antecedência de anos, ou seja  REALIZAVA  CÁLCULOS ASTRONÔMICOS COMPLEXOS. Bastava mexer os ponteiros de um dos mostradores e olhar para o outro para saber a ocorrência dos eventos astronômicos. Recentemente Freeth e seus colegas reexaminaram as imagens de tomografia computadorizada que haviam feito de todos os cacos do mecanismo. Com elas é possível te ruma visão tridimensional muito clara de como dotas as partes se encaixavam, e ainda ler as inscrições tênues nas peças de bronze.   



                                       Reconstrução Virtual do mecanismo de Anticítera (You Tube)


    Graças a essa leitura, os pesquisadores descobriram que um dos dois discos mostradores do computador grego tinha o nome dos 5 jogos  que reuniam o mundo grego: Os jogos olímpicos,  os Jogos Nemeus e Ístmicos (realizados em Neméia e no istmo de Corinto, respectivamente), que aconteciam a cada dois anos; os Jogos Píticos, que aconteciam perto do grande templo do deus Apolo em Delfos; e os jogos de Naa, uma competição menos importante em Dodona, no noroeste da Grécia.
    Ou seja, em parte ele servia para calcular as datas dos jogos que aconteciam. Isto era de extrema importância para os gregos, já que o ciclo dos jogos olímpicos eram utilizados até para marcar o o tempo ( diziam por exemplo: fulano nasceu no ano 3 da olimpíada nº 42).




Réplica do Mecanismo de Anticítera no Museu Arqueológico Nacional de Atenas (feita por Robert J. Deroski, com base em Derek J. de Solla Price.




   Os nomes dos jogos, e dos meses constantes nos discos, estão escritos no dialeto dório, falado em colônias de Corinto, como Córcira (a moderna Corfu), ou Siracusa, na atual Sicília. Pois era justamente Siracusa, o lar do matemático Arquimedes, que segundo a lenda, era genial e criador de inúmeras geringonças que pareciam mágica na época.    O mecanismo de Anticítera é "jovem" demais para ter sido criado diretamente por Arquimedes, mas não é impossível que as tradições técnicas ligadas a ele tenham desembocado no aparelho.     




Fontes:
http://veja.abril.com.br/061206/p_088.html
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL706298-5603,00-
http://www.youtube.com/?gl=BR&hl=pt
http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1quina_de_Antic%C3%ADtera

5 comentários:

  1. E tambem tinham smart tv de led, internet de fibra otica, processadores com multiplos nucleos,redes wifi, celulares4G, etc,etc.

    Façam o favor, de conto de fadas,estamos todos cheios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se você LEU a postagem amigo. Mas nela conta que os arqueólogos encontraram um COMPUTADOR MECÂNICO (caso você não saiba, computadores são máquinas capazes de REALIZAR CÁLCULOS COMPLEXOS) e NÃO ELETRÔNICO. Ou seja, uma máquina de fazer cálculos complexos feita RODAS, PINOS E ENGRENAGENS, não se preocupe, eles não tinham fibra ótica não. Utilizando as tecnologias disponíveis na Grécia Antiga, isso era possível, apenas muito improvável de ser realizado.

      Aqui se fala de Ciência com seriedade tá ok?

      Excluir
    2. Aliás, o computador não era ligado na tomada não, ele funcionava girando uma MANIVELA.

      Se ainda duvida, dá uma olhada em um site no qual eu acredito que você veja mais credibilidade: Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%A1quina_de_Antic%C3%ADtera

      Até mais!

      Excluir
  2. Sou estudante de CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO, por isso, tenho meu compromisso com a ciência. Se alguma postagem minha não tiver fundamento científico comprovado, apenas teórico, isso estaria "garrafalmente" destacado.

    Obrigado por me visitar, de qualquer forma. ;)

    ResponderExcluir
  3. o problema é que os homens de hoje só conhessem tecnologia que usa eletricidade uma pena nao se aprofundadres na historia verdadeira

    ResponderExcluir