quinta-feira, 3 de maio de 2012

Robô movido a trigo foi construído na Grécia Antiga.

     Todos nós já ouvimos conhecemos robôs, já vimos esses autômatos pelo menos pela TV. Sabemos que eles são programáveis e executam as mais diversas tarefas sozinhos, como andar, falar. Mas o que provavelmente a maioria não sabe é que robô não é coisa do século 20. O primeiro registro que se tem de um é da Grécia Antiga. Ele foi construído pelo sábio matemático e engenheiro grego Heron de Alexandria. Obviamente, o robô não possuía chips de silício, nem falava, e nem era alimentando por uma bateria elétrica. O autômato de Heron era bem mais primitivo, mas mesmo assim, um grande feito para a época: o robô era basicamente um autômato em forma de carrinho com 3 rodas, movido a grãos de trigo, "programável" para executar diversos tipos de movimentos por meio de cordas que eram enroladas em determinada sequência em torno do eixo das rodas dianteiras. O robô podia até a presentar um pequeno teatro de fantoches sobre o deus do vinho, Dionísio, com suas manobras.


Heron de Alexandria


     O cientista da computação britânico Noel Sharkey, da Universidade de Sheffield é o pesquisador responsável por desenterrar os detalhes sobre o autômato (que realmente funcionava). Ele pesquisou as obras teóricas de Heron de Alexandria, o legendário criador do autômato (e injustamente pouco lembrado), que o ele é a primeira máquina guiada por um programa (tal como os computadores modernos) cujos registros chegaram até nós.
   Quanto ao trigo. Bom, ele ajudava a controlar a força motriz do autômato: na parte de traz dele , as cordinhas que estavam enroladas em torno dos eixos ficavam presas a um peso. Esse peso, por sua vez, ficava no alto de um tubo cheio de grãos de trigo. O tubo tinha um furo embaixo, pelo qual os grãos caiam devagarzinho. Assim o peso ia baixando cada vez mais, fazendo os eixos rodarem e o robô inteiro se mover.

   No Link Abaixo, você confere um vídeo exclusivo do Poratal G1 mostrando uma animação do robô: http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL78601-5603,00-ROBO+DA+GRECIA+ANTIGA+ERA+MOVIDO+A+TRIGO.html


     Heron de Alexandria já havia ganhado a fama de inovador antes, pelo menos no meio acadêmico, já que poucas pessoas leigas conhecem o inventor.Enfim, relatos sobre o inventor, que foi contemporâneo de Jesus Cristo (ele viveu entre os anos 10 e 70 da Era Cristã), falam até que ele teria criado a primeira máquina de vender bebidas, onde a pessoa colocava uma moeda e recebia um jato de água benta. Foi ele inclusive, que criou o primeiro modelo de um motor a vapor primitivo, que na época, não recebeu a atenção necessária, poi se tivesse, motores mais elaborados poderiam ser desenvolvidos e logo, máquinas a vapor. Mas no final, o experimento tinha a finalidade apenas de provar a pressão do ar sobre um corpo.



Noel Sharkey, Cientista da Computação responsável pelos estudos sobre o robô de Heron.


      O pesquisador Sharkey traduziu o tratado Perí automatopoietikés (Sobre a fabricação de autômatos)  de Heron. No documento, Heron cita Tesíbio e outros antecessores seus  e explica parte de sua técnica. Segundo Schakley, o governo egípcio da Dinastia dos Ptolomeus, e depois os Romanos, financiava esse tipo de pesquisa. Os fabricantes de robôs tinham uma longa escola em Alexandria, cidade que, embora ficasse no Egito, foi fundada por Alexandre, o Grande e tinha sua cultura profundamente grega. Ao que tudo indica porém é que Herón foi muito mais longe que todos eles, por causa do refinamento de sua programação com cordas, que no caso do robô por exemplo, permitia à rodas dele se movimentar independentemente uma das outras, permitindo a ele fazer movimentos complexos.
     Outro fato intrigante, é que o poeta grego Homero (que viveu por volta de 800 a.C) , cita em uma de suas obras autômatos trípodes que teriam rodas de ouro "que as permitiam ir sozinhas para as assembléias dos deuses, uma maravilha de se contemplar".  Obviamente, o relato é fictício, mas autômatos no formato trípodes funcionam muito bem, por isso, especula-se se Homero não teria visto estes robôs criados por engenheiros gregos da época. A história dos construtores de robôs poderia remeter a séculos ainda antes de Heron? Talves a História um dia confirme nossas suspeitas, ou não. :).


Fontes:
http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL78601-5603,00-ROBO+DA+GRECIA+ANTIGA+ERA+MOVIDO+A+TRIGO.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Heron_de_Alexandria

Nenhum comentário:

Postar um comentário