quinta-feira, 17 de maio de 2012

Qual é o cheiro do espaço?

   A NASA contratou especialistas para recriar o cheiro do espaço, que segundo o pessoal que já esteve lá, tem cheiro de bife com metal queimado e óleo diesel. :O
  


                                           Poeira espacial: onde os mais variados odores do universo se encontram.


   O objetivo da NASA é recriar o ambiente espacial aqui na Terra (ao que parece, nos mínimos detalhes, já que nem o odor do espaço ficou de fora), para melhorar o processo de adaptação ao espaço, dos astronautas estreantes. 
    Mas porquê o espaço tem esse cheiro? Principalmente por causa da morte das estrelas. Quando essas violentas explosões estelares  acontecem, elas liberam os chamados hidrocarbonetos aromáticos e policíclicos. Segundo os astrônomos, essa moléculas parecem estar em toda a parte no universo, flutuando no espaço ou em meteoritos, cometas, e misturados na poeira espacial. Aqui na terra não é diferente, podemos encontrar esses hidrocarbonetos no petróleo, no carvão e até na comida.

                                                                      Nuvem de poeira na Constelação de Cisne


     Não seria possível porém, ir para o espaço e simplesmente aspirar e sentir o cheiro, pois no espaço predomina o vácuo, e um ambiente muito hostil, de temperaturas extremas e radiação, ou seja, seres humanos morreriam tentando captar seu odor. No entanto, quando os astronautas fazem missões fora da Estação Espacial Internacional por exemplo, os compostos do espaço aderem à suas roupas, tornando possível perceber o cheiro de bife queimado do espaço que fica nelas, quando eles voltam à nave.
     O nosso sistema solar é rico em carbono, por isso o cheiro de óleo diesel e o cheiro de queimado predomina, mas em outras regiões do universo, por exemplo, nuvens moleculares repletas de minúsculas partículas abrigam uma variedade fantástica de aromas, de cheiro de açúcar  a cheiro de ovo podre.




Fontes:
http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/espaco-tem-cheiro-de-bife-com-metal-queimado/
http://hypescience.com/qual-e-o-cheiro-do-espaco/
http://www.portaldoastronomo.org/npod.php?id=531

Nenhum comentário:

Postar um comentário