Poeira espacial: onde os mais variados odores do universo se encontram.
O objetivo da NASA é recriar o ambiente espacial aqui na Terra (ao que parece, nos mínimos detalhes, já que nem o odor do espaço ficou de fora), para melhorar o processo de adaptação ao espaço, dos astronautas estreantes.
Mas porquê o espaço tem esse cheiro? Principalmente por causa da morte das estrelas. Quando essas violentas explosões estelares acontecem, elas liberam os chamados hidrocarbonetos aromáticos e policíclicos. Segundo os astrônomos, essa moléculas parecem estar em toda a parte no universo, flutuando no espaço ou em meteoritos, cometas, e misturados na poeira espacial. Aqui na terra não é diferente, podemos encontrar esses hidrocarbonetos no petróleo, no carvão e até na comida.
Não seria possível porém, ir para o espaço e simplesmente aspirar e sentir o cheiro, pois no espaço predomina o vácuo, e um ambiente muito hostil, de temperaturas extremas e radiação, ou seja, seres humanos morreriam tentando captar seu odor. No entanto, quando os astronautas fazem missões fora da Estação Espacial Internacional por exemplo, os compostos do espaço aderem à suas roupas, tornando possível perceber o cheiro de bife queimado do espaço que fica nelas, quando eles voltam à nave.
O nosso sistema solar é rico em carbono, por isso o cheiro de óleo diesel e o cheiro de queimado predomina, mas em outras regiões do universo, por exemplo, nuvens moleculares repletas de minúsculas partículas abrigam uma variedade fantástica de aromas, de cheiro de açúcar a cheiro de ovo podre.
Fontes:
http://super.abril.com.br/blogs/cienciamaluca/espaco-tem-cheiro-de-bife-com-metal-queimado/
http://hypescience.com/qual-e-o-cheiro-do-espaco/
http://www.portaldoastronomo.org/npod.php?id=531
Nenhum comentário:
Postar um comentário