quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Vômito de baleias na fabricação de perfume ?!

    Isso mesmo que você leu no título, a bizarrice da indústria de cosméticos não tem fim, ou melhor, pode ter, pois as baleias cachalotes que são as fornecedoras dessa "fragrância" correm o risco de extinção.


     O vômito de baleia, que serve para a produção de refinados itens de perfumaria tem outro nome mais "comercial": âmbar cinzento. Ele é produzido pela vesícula biliar da cachalote, e é um ingrediente do vômito. Essa secreção gosmenta é fabricada pelo organismo da baleia para envolver tudo aquilo que seu sistema não consegue digerir – conchas, por exemplo – protegendo,assim, seus órgãos internos. Assim que é recolhido, o âmbar tem um odor parecido com o de esterco de vaca, mas vai ganhando uma fragrância mais agradável com o passar do tempo (algo parecida com o cheiro de terra). 

    Mas o uso do vômito na fabricação de perfumes não está ameaçado somente pelo risco de extinção da baleia cachalote (o que algo muito mais grave do que a simples falta de um perfume no mercado), afinal é muito mais difícil encontrar vômito de baleia do que sintetizar um substituto para o âmbar  em laboratório. E é exatamente o que cientistas da Universidade British Columbia nos EUA estão fazendo: utilizando leveduras (um fungo bem comum) para produzir uma substância química chamada cis-abienol, que está em fase de testes mas parece ser um substituto perfeito para o âmbar cinzento das cachalotes.

  Esperamos mais pesquisas e ações por partes de universidades e governos também para salvar essas animais da extinção. Isso não pode acontecer!

Fontes:
Site da Revista Galileu

Nenhum comentário:

Postar um comentário