quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Apollo 13; A Viagem à Lua Que Deu Errado.

    Após cinco meses do retorno da Apollo 12 da Lua, foi lançada a missão Apollo 13, msa claro, com os receios quanto às más superstições relacionadas à esse número, que são bastante conhecidas pelos americanos.


                                                                        Logo da Apollo XIII


  Os dois primeiros dias de viagem passaram normalmente, sem incidentes, até que logo após nove horas da noite (horário de Houston) do dia 13 de abril, um grande estrondo foi ouvido dentro do módulo. A explosão foi causada por um super aquecimentomo motor, causado por uma mudança de voltagem do suprimentos de energia da Apollo, sem que o sistema de resfriamento fosse igualmente ajustado para impedir o aquecimento excessivo.


                                                                     O lançamento da Apollo 13


    O acidente comprometeu o fornecimento de suprimentos essenciais para  a vida na nave, como água, eletricidade, e oxigênio. Além disso, o dióxido de carbono emitido pela respiração dos astronautas estava contaminando o ar, de forma que eles precisaram improvisar um tubo conector com plástico, papelão, tubos e filtros de metal que estavam sobrando na nave, para poder utilizar um filtro reserva de dióxido de carbono, que tornava o ar dentro da nave respirável.


                                                            Imagem do voo em órbita da Lua.


   Para que houvesse água e eletricidade o suficiente, e  para manter o equipamento de refrigeração dos sistemas operando, os astronautas precisaram reduzir a potência dos sistemas de controle de umidade e aquecimento, o que os fez encarar um frio de 5ºC e sofrer com doenças causadas pela excessiva umidade. Apesar disso, depois de muitas dificuldades, a equipe consegui por o motor reserva em funcionamento, fazendo com que a nave chegasse até a Lua e utilizasse o campo gravitacional dela para se por em direção á Terra novamente. Durante a volta, o motor reserva foi acionado novamente para reduzir drasticamente o risco dos suprimentos acabarem antes do fim da viagem. Os astronautas chegaram desidratados, e debilitados, mas todos sobreviveram. A Apollo 13 não pousou na Lua.



                                      Sistema que filtrava o Gás Carbônico na nave, com alguns improvisos


Fontes de pesquisa e imagens:
http://www.squidoo.com/Apollo13
http://pt.wikipedia.org/wiki/Apollo_13

Nenhum comentário:

Postar um comentário