terça-feira, 8 de novembro de 2011

Sonda Voyager 2 terá vida útil de mais 10 anos, e ruma ao espaço interestelar

      A sonda Voyager 2 da NASA continua a viajar pelo espaço onde nenhum objeto construído pelo homem esteve antes, rumo ao espaço interestelar. Atualmente ela está a 14,5 bilhões de quilômetros da Terra, ou seja, duas vezes mais distante da Terra do que Plutão.

     
     Na sexta-feira a sonda recebeu com sucesso a instrução enviada pelos cientistas da NASA, para que ela use um par reserva de propulsores. Essa mudança no sistema de navegação vai reduzir o consumo de energia da nave e estender sua vida útil em dez anos. Isso acontece porque a ativação desse último dos três pares reservas dela, vai permitir que o sistema de aquecimento do propulsor principal seja desligado, economizando 12 watts de eletricidade (menos que a potência duma lâmpada elétrica). Apesar de parecer pouco, isso será o suficiente para que a sonda tenha mais uma década de vida útil, e  está agora rumo ao ESPAÇO INTERESTELAR, ou seja, fora da influência do Sol ou de outras estrelas. Atualmente ela está na camada mais externa da heliosfera, sob influência dos ventos solares que desacelera a sonda, mas os cientistas acreditam que anova propulsão conseguirá fazer com que a sonda saia definitivamente da heliosfera.

 
         A Voyager 2 é gêmea da sonda Voyager 1, juntas elas exploraram Júpiter e Saturno, assim como seus anéis e algumas de suas luas, e posteriormente exploraram também Urano e Netuno, coletando importantes dados e fotografias.




Fontes:
 http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/sonda-voyager-2-ganha-sobrevida-de-10-anos
http://www.nasa.gov/mission_pages/voyager/index.html
http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,voyager-2-tem-problemas-para-enviar-dados-cientificos-a-terra,548021,0.htm
http://news.discovery.com/space/nasa-finds-cause-of-voyager-glitch.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário