segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Cócegas: Você dá Risada, Mas Elas Já Foram Até Forma de Tortura

        Basta outra pessoa passar a mão em partes sensíveis do seu corpo, como embaixo do braço, perto do joelho ou na sola do pé, e pronto: você começa a rir descontroladamente, se contorcer, e é tomada por uma sensação nada agradável. 

                                                          


      A cócega é uma das reações mais bizarras do organismo. Como uma coisa tão inocente pode produzir um efeito tão horrível, a ponto de já ter sido usada como forma de TORTURA? E  porque ninguém consegue fazer cócegas em si próprio? Assim como a coceira, a cócega é o que sobrou de um mecanismo de defesa criado pra nos proteger de predadores e ameaças em geral -como a aranha caranguejeira que está subindo no seu pescoço agora (brincadeira :). Só que a cócega é uma reação ao inesperado: ela nos avisa de coisas que estão chegando de surpresa, e portanto são potencialmente mais perigosas, além disso, ela é mais desagradável que a coceira.
                                 


     Se você tentar fazer cócegas em si mesmo, o cerebelo (área do cérebro responsável por coordenar os sentidos) conclui que a situação não é inesperada, e não dispara sinal nenhum. A exceção são os esquizofrênicos. Um estudo mostrou que, como eles não distinguem  sensações externas daquelas causadas pelo próprio organismo (é por isso que eles têm a impressão de ouvir vozes), muitas vezes têm a capacidade de fazer cócegas em si próprios.


Instrumento de tortura denominado "Cócegas Espanholas", chegava ao ponto de tirar a pele do torturado.
         




Fontes:
Revista Super Interessante, edição 257, outubro de 2008, Editora Abril
http://bonitoein.blogspot.com/2010/08/kitten-surprise.html
http://www.paginadeideias.com.br/colaboradores/toniq/tortura.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário