quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Nave New Horizons chegará em 2015 em Plutão.

   Faltam 1321 dias e 12 horas para a máxima aproximação da nave New Horizons (Novos Horizontes, em inglês), da NASA, com o planeta anão Plutão, e seus satélites naturais (Caronte, Nix, Hydra e S/2011-134340). A missão que já dura 2141 dias, (lançada em 16 de janeiro de 2006).
   




Vídeo da NASA mostrando o projeto New Horizons e a chegada da sonda à metade do caminho de Plutão

     A sonda New Horizons tem como principal objetivo estudar a geologia e a morfologia de Plutão e de seus satélites, além de mapear suas superfícies. Será analisada também a atmosfera neutra de Plutão e estudar a sua taxa de fuga. Entre os objetivos secundários da missão estão: coletar dados sobre variações da atmosfera de Plutão e a interação de suas ionosfera com os ventos solares. Os cientistas procuram também por possíveis outros satélites de Plutão ainda não descobertos. 

                                        Lançamento do foguete Atlas V551, levando a sonda New Horizons


   Em  Fevereiro de 2007 a sonda chegou à órbita de Júpiter, e após coletar dados e fotografar o planeta e alguns de seus satélites naturais, a New Horizons utilizou a gravidade de Júpiter em um "efeito estilingue" para se impulsionar com maior velocidade em direção à Plutão. A manobra concedeu à sonda uma aceleração de 4km/s (quatro quilômetros por segundo) com relação ao Sol, chegando à velocidade 21 km/s  (atualmente, a velocidade da sonda é de 15,44km/s). As imagens de alta qualidade e dados coletados de Júpiter foram enviados plea sonda á Terra, assim como acontecerá durante a aproximação máxima dela de Plutão, em 2015, quando os cientistas analisarão os novos dados do planeta anão e seus satélites.


                                                    Lua de Júpiter Io, fotografada pela New Horizons




Fontes de pesquisa e imagens:
http://www.nasa.gov/mission_pages/newhorizons/main/index.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/New_Horizons
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sat%C3%A9lites_de_Plut%C3%A3o


http://pluto.jhuapl.edu/mission/whereis_nh.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário