O caso é que um novo e colossal conglomerado de galáxias foi encontrado e surpreendeu muito os astrônomos. Colossal mesmo, com milhares de galáxias. o objeto, chamado IDCS J1426.5+3508, surpreendeu também pela sua idade: ele está à cerca de 10,2 bilhões de anos-luz daqui, isso significa também que ele tem no mínimo essa mesma idade, 10,2 bilhões de anos, ele é dez vezes mais velho e mais distante da Terra que o mais distante até então, que fica a 1 bilhão de anos-luz daqui. Ele pode nos fazer rever nossos conhecimentos sobre a formação do universo.
Outro aglomerado de galáxias, chamado Abel 1689
Curiosamente, foi sorte encontrar este objeto, apesar do tamanho, no espaço não é tão fácil encontrar as coisas assim (mais ou menos como nas bolsas das mulheres :P). Ele só foi encontrado graças a um fenômeno chamado "lente gravitacional, que ocorre quando um objeto (conjunto de galáxias, buracos negros) tem uma força gravitacional imensa, que é capaz de distorcer a luz emitida por um objeto localizado atrás. Através dessa distorção foi possível localizar o aglomerado, atrás de outro objeto. ;)
Fontes:
http://hypescience.com/astronomos-encontram-o-maior-conjunto-de-galaxias-ja-visto/
http://www2.faac.unesp.br/pesquisa/lecotec/projetos/agencia/index.php/publicacoes/arquivos/51-conglomerado-de-galaxias-e-encontrado-ha-102-bilhoes-de-anos-luz-da-terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário