quarta-feira, 30 de novembro de 2011

No Egito Antigo, crianças bebiam cerveja na escola.

    A cerveja fazia parte da dieta dos egípcios antigos. Depois do trabalho eles gostavam de se reunir, contar histórias e rir enquanto tomavam sua cerveja - que geralmente era feita pelas mulheres da casa. O curioso dessa história, é que até as CRIANÇAS bebiam cerveja, inclusive as mães costumavam dar para os filhos levarem de merenda para a escola, acompanhada do também indispensável pão. As classes mais baixas egípcias não tinham acesso á escola no início, mas ao longo do tempo, o governo egípcio passou a disponibilizar esse recurso, que permitia a alguns poucos a chance de adquirir cargos públicos, como escribas, médicos, arquitetos etc.

                             Deus Egípcio Hórus, degustando uma dose da maravilha alcoolica.  ;)


Além de ser liberada para menores de 18 (não que essa idade fosse um critério para a idade adulta dos egípcios :) ), a cerveja era considerada pelos egípcios uma "bebida mágica", pelo efeito "sobrenatural" que ela causava: a embriaguez. A cerveja fazia muito sucesso nas festas egípcias, e era largamente consumida. Ela era feita de restos de pão triturado, misturados com água, e após fermentado.


         Pequena maquete egípcia mostrando a contabilização de garrafas produzidas durante a fabricação de cerveja.


Tamanha era a importância da cerveja que alguns trabalhadores até aceitavam quantias dela como pagamento de seu trabalho. Os egípcios inventaram ainda, a primeira cervejaria do mundo, entre 3400 e 3100 a.C. Nós só temos a agradecê-los.  ;)

Fonte de pesquisa e imagens:
Revista Aventuras na História, Edição Especial, 94-A, Editora Abril
http://contadorarocha.wordpress.com/historia/
http://doniloaodeserto.blogspot.com/2009/05/cerveja-no-egito-antigo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário