Astronauta Herrison Schmitt, da Apollo XVII (Apollo 17), trabalhando na Lua.
No Total, foram SEIS missões Apollo entre 20 de Julho de 1969, e 19 de Dezembro de 1972 (Apollo XI, Apllo XII, Apollo XIV, Apollo XV, Apollo XVI e Apollo XVII), que pousaram com sucesso na Lua, tendo seus astronautas feito caminhadas lunares, coletando pedaços do solo lunar, fazendo medições e instalação de equipamentos, tirando fotos e fazendo filmagens e realizando estudos geológicos. Os astronautas instalaram inclusive um espelho Prisma Retro-Refletor, que reflete um feixe de laser na mesma direção de origem, permitindo aos pesquisadores da NASA e até de outras agências espaciais lançar um feixe de laser para medir a distância exata entre a Terra e a Lua.
Alan Bean, o quarto homem à pisar na Lua, missão Apollo XII (Apollo 12)
A herança tecnológica dos foguetes V-2, utilizados pelos alemães na segunda guerra (assim como outras várias outras tecnologias desenvolvidas durante essa guerra) foi o ponto de partida para o desenvolvimento de foguetes preciso e potentes o suficiente para colocar as naves Apollo na órbita da Lua, e em seguida lançar os módulos lunares para pousar na superfície levando os astronautas.
Astronauta Charles Duke, da Apollo XVI (Apollo 16) na "Cratera da Bandeira"
Como já está comprovado e admitido até por nações rivais, os EUA mandaram sim astronautas para a Lua e possuíam tecnologia para isso. No total foram 12 homens a caminhar no solo Lunar. Este é considerado por muitos historiadores o maior trinfo tecnológico da história da humanidade.
Astronauta e Geólogo Harrinson Schmitt, da Apollo XVII (Apollo 17)
Fontes:
Revista Super Interessante, edição 291, Maio de 2011, Editora Abril.
Atlas Visual da Ciência, Exploração Espacial, Editorial Sol 90, 2007.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Projeto_Apollo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Apollo_11
http://pt.wikipedia.org/wiki/Apollo_12
http://pt.wikipedia.org/wiki/Apollo_17
http://www.astronomia.web.st/index.php?aid=24
https://sites.google.com/site/geologiaebiologia/geologia-e-biologia-10o/sistema-solar/sistema-terra-lua
Nenhum comentário:
Postar um comentário