Objetivos da Missão:
O objetivo do Curiosity é procurar por vestígios de vida em Marte, para isso ele está equipado com o Laboratório Científico Marciano (MSL) no seu interior composto por uma dezena de instrumentos de análise para examinar o solo, as rochas e a atmosfera do planeta vermelho, aparato que inclui até um laser para pulverizar fragmentos de rochas que possam atrapalhar suas tarefas e um aparelho projetado para detectar compostos orgânicos.
Além de mais equipado, o Curiosity é 5 vezes maior que seus antecessores Spirit e Oportunity: 2 metros de altura, 2,7 de largura e 3 metros de comprimento.
O pouso aconteceu na cratera Gale, que se formou à cerca de 3 bilhões de anos em um impacto com um meteorito , o que pode ter aberto um lago na época. A cratera fica ao pé do monte Sharp que possui 5,5 mil metros de altura e uma quantidade sagrada de informações sobre o passado e o presente geológico de Marte, o que será um prato cheio para os estudos do Curiosity. Esse estudo geológico é também um dos principais objetivos da missão. O nosso explorador marciano é movido por uma "bateria" nuclear, o que permitirá a ele pelo menos 23 meses de exploração (um ano marciano). Curiosity é o mais complexo e avançado explorador espacial já construído pela NASA e sua contribuição de informações de Marte é inestimável.
Por causa da complexidade de seus sistemas e laboratório, o Curiosity dá seus primeiros passos lentamente (a câmera colorida dele ainda não foi acionada). Ele começará a andar pelo solo de Marte só em setembro, depois de feito várias checagens e fotos do local ao redor.
Essa foi a primeira foto tirada por ele em solo marciano lol :
Calma gente, imagens bem melhores virão. :P
Foto do Curiosity descendo em Marte, tirada pela sonda da NASA Mars Reconaissance Orbiter (MRO) que está a 340 km de alitude
Nenhum comentário:
Postar um comentário